10 de out. de 2013

Tragédia e Luto na Scania




Acidente e péssimas condições de trabalho matam trabalhador na Scania

No dia 08/10, o Técnico de Logística, Rodrigo Miranda da Silva, 28 anos, casado e pai de uma filha de 2 anos, não voltou para casa. Um gravíssimo acidente de trabalho tirou a vida de Rodrigo, que não resistiu aos ferimentos e veio a falecer em seguida. Abalou profundamente todos os trabalhadores da Scania e trouxe uma forte indignação às condições de trabalho que estão submetidos. Os trabalhadores em solidariedade pararam imediatamente o trabalho no 2° e 3º turnos.
Neste momento também estamos sentindo profundamente pelo óbito do companheiro, e nos solidarizamos com sua família e todos os amigos e colegas que lamentam sua perda.  Perder um irmão da classe trabalhadora, vitimado por precárias condições de trabalho, é algo muito doloroso para nós. E que tem que ocorrer uma dura e minuciosa apuração das condições que levaram ao trágico fato para evitar possíveis ocorrências futuras.

O que aconteceu?

Uma pilha de caixas manobradas por empilhadeira caiu sobre Rodrigo, que chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O local onde ocorreu a tragédia é conhecido pelos trabalhadores como “quebra-pau”, onde é feito manuseamento de caixas. Só o apelido do local já diz muito.
Era recorrente a incidência de acidentes de trabalho no local, e o caso mostrou que faltavam procedimentos claros para garantir a segurança e integridade dos trabalhadores. E A Scania é a única e exclusiva responsável pelo fato, e deve responder integralmente por isso.

É inaceitável essas condições de trabalho na Scania e na categoria!

O Ferramenta de Luta já havia feito denúncias anteriormente sobre a alta freqüência de acidentes (e dos “quase” acidentes apontados pela fabrica) que colocam em risco a vida dos trabalhadores. A preocupação da Scania é só produzir e lucrar! Não fizeram nada para melhor as condições de trabalho. Temos noticias que a área já sofria de varias reivindicações para melhorias, que a Scania se negava a fazer e a representação não vinha tensionado devidamente. O sindicato, a representação e principalmente os trabalhadores devem cobrar rigorosa apuração dos fatos e amplo amparo aos familiares de Rodrigo.
Rodrigo é vítima da brutal exploração que os trabalhadores são expostos todo o dia. Com o ritmo de trabalho imposto não dá para se trabalhar seguro. O ritmo de trabalho, as metas de produção e as pressões das chefias levam a esses casos. Tem que se dar um basta nessa situação!
Companheiros é hora de reagir! É preciso organizar novamente a luta na Scania em defesa dos nossos direitos e das nossas vidas. Elevar a prioridade da defesa das condições de trabalho e que o Sindicato faça forte campanha, a começar pela Scania, em defesa da vida no trabalho e um duro combatem as más condições de trabalho em toda categoria. Sem trégua aos patrões e a sua ganância por mais lucros!
O Ferramenta de Luta se coloca a disposição de encampar uma dura batalha contra essa situação em defesa da vida e da saúde de todos os trabalhadores. Que a morte do companheiro Rodrigo seja um marco nessa virada.



Companheiro Rodrigo, presente!